A professora da Sala de Recursos
Multifuncionais Marta Mello e a professora auxiliar do aluno José Carlos do
PréIII-B Fernanda Amorim buscaram uma melhor forma de
proporcionar conforto ao aluno nas horas de brincadeiras e atividades no tapete
com os colegas. Então pesquisaram sobre a calça de contenção que tem a
finalidade de apoiar a criança em várias posições de acordo com o objetivo do
momento, minimizando as barreiras que os alunos com paralisia cerebral têm no dia a dia em sala de aula.
Calça de contenção - CALÇA DA VOVÓ
Você vai
precisar:
-
uma calça jeans usada
- flocos
de espuma
-
retalhos de tecido
-
retalhos de tecido coloridos e com diferentes texturas (opcional)
- sacolas
de supermercado
Como
fazer:
- Leve a
calça a uma costureira para que ela feche as aberturas nas pernas e
coloque um zíper na cintura. Peça também para tirar qualquer detalhe
metálico como botões, zíperes, rebites, etc.
- Se
possível, peça para ela aplicar alguns retalhos de tecidos coloridos e com
texturas diferentes nas pernas. Os apliques também podem ser feitos manualmente
com agulha e linha.
- Para o
enchimento, misture os flocos de espuma com retalhos de tecido e encha as
sacolas de supermercados. A mistura de espuma com tecido faz com que a calça
não fique nem muito leve nem muito pesada. As sacolas de supermercado vão
ajudar a dobrar as pernas da calça, como articulações, favorecendo o uso da
calça em diferentes posições.
- Aperte
um pouco as sacolas para tirar o ar, amarre-as e coloque-as dentro da calça.
Observações:
-
Recomendo o uso de uma calça com modelo masculino, com cós alto, pois usei
um modelo feminino com o cós baixo, e percebi que o encosto para as costas
ficou muito baixo, necessitando de um travesseiro embaixo para oferecer um bom
apoio para as costas da Vitória.
- Se
desejar aplicar os retalhos nas pernas para estímulo tátil, é melhor fazer
antes de colocar o enchimento.
- Não precisa encher exageradamente a calça com o enchimento, senão as pernas não vão dobrar direito.
- Não precisa encher exageradamente a calça com o enchimento, senão as pernas não vão dobrar direito.
- A calça
pode ser usada de inúmeras formas: pôr a criança deitada de costas, de barriga
para baixo, sentada encostado no cós e as pernas a envolvendo na frente, ou
encostada nas pernas dobradas e envolvida na frente pelo cós, apoiada de bruços
como se fosse um rolo, enfim, dá para usar muito a criatividade e
adaptá-la às necessidades da criança.
- A calça
também pode ser usada por outras crianças que não tenham necessidades
especiais, como mais um recurso para a criança brincar ou descansar.
Receita retirada do site:
Maria Clara testando a calça almofada.